segunda-feira, 14 de outubro de 2013

1°Ficha do 3°Período (6°ano)


Os Sofistas e a Relativização da Verdade

Vimos em aulas passadas que os gregos antigos utilizavam os mitos para poder explicar os fenômenos naturais, as guerras, o amor, etc. Porém, a partir do momento em que a filosofia aconteceu, os gregos passaram a explicar as coisas de maneira racional buscando saber qual era o princípio do mundo, de onde tudo se originava. Nós, que somos filósofos por natureza, gostamos de saber, de perguntar coisas, tais como: de onde viemos, para onde vamos? Sabemos que os primeiros filósofos buscavam explicação na natureza. Porém, com o passar do tempo, os filósofos passaram a prestar mais atenção nos seres humanos. E por que passaram a prestar mais atenção? A resposta a essa questão está na questão da democracia ateniense. Com a democracia, as decisões políticas eram debatidas pelos cidadãos e por isso, era preciso focar as atenções na inteligência e na capacidade de argumentar das pessoas. Numa sociedade onde os debates são importantes, é preciso saber falar bem, na verdade, falar muito bem! Para isso, haviam professores encarregados de educar os cidadãos para que eles pudessem aprender a falar bem e defender seu ponto de vista político.
Dessa educação encarregam-se os sofistas. Os sofistas (literalmente, "sábios") são estrangeiros. Como sabemos, estrangeiros não tinham direito à participação nas decisões políticas pois, somente os cidadãos poderiam participar do processo democrático. Os sofistas não se preocupavam com a verdade e sim, com o discurso. "Basta-lhes que seus discípulos aprendam a falar não importa o quê, mas bem, de modo convincente e que os remunerem pelo ensino. Dizia-se até que um aluno, para se considerar apto, deveria convencer o mestre a não receber o pagamento. Se não conseguisse convencê-lo a lição fora mal ministrada e não mereceria remuneração. Se o conseguisse, não haveria por que pagar".  (Will Durant)


Na ilustração acima, podemos ver um homem que dialoga para tentar convencer os demais de suas ideias. O sofista prepararia os seus alunos para poder debater em praça pública e defender suas ideias da maneira que melhor convencessem as pessoas.


(ilustração aproximada de como eram tomadas as decisões políticas na Grécia)

Se formos trazer para a nossa realidade atual, podemos dizer que o sofista era um indivíduo que ensinaria um candidato à prefeitura de Olinda a convencer os eleitores com discursos bonitos. Por isso que outros filósofos posteriores como Sócrates, Platão e Aristóteles não concordavam com os sofistas, pois, eles se preocupavam mais em ensinar a falar bonito do que mostrar a verdade. Por exemplo: imaginemos que a sua turma de 6°ano esteja pretendendo ir a uma viagem e o destino desta viagem seja: Disney, Paris ou Nova York. Vocês devem debater entre si qual seria o melhor lugar para a sua série viajar. Um sofista iria ensinar a vocês como falar tão bem a ponto de fazer com que vocês estivessem prontos para debater e discutir argumentando da maneira mais persuasiva possível, sem se preocupar em ensinar valores do que é certo e errado, do que é verdadeiro ou falso. Esse papel ficaria por conta dos cidadãos, que iriam a partir do seu discurso tentar convencer os cidadãos do que seria o bem e o mal, o certo e errado, o justo ou injusto.

Exercício

1)   Porque é que a preocupação dos filósofos antigos em um certo período da história modificou-se da natureza para a discussão sobre o homem?

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2)   Quem eram e o que faziam os sofistas?
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3)   Porque é que o sofista não poderia participar diretamente da vida política de Atenas?

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4)   O sofista se preocupava com os valores do que é certo ou errado? Do justo ou do injusto? Justifique a sua resposta.

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5)   Você consegue perceber que ainda o discurso sofístico ainda existe e com força nos nossos dias? Onde?

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